Tabagismo – Benefícios de parar de fumar

Benefícios de parar de fumar

As vezes quando se pensa “parar de fumar”, um hábito adquirido ao longo de alguns anos…
Isto é possível? Sim. Com as terapias disponíveis podemos minimizar os sintomas de abstinência, fazer com que o paciente mantenha suas atividades diárias, os benefícios sendo notórios.
Podemos observar abaixo na imagem

Pulmão de um tabagista

Os benefícios de parar de fumar são observados muito rapidamente. O fumante tem maior risco de ataque cardíaco sendo este 70% mais frequente; mas em apenas um dia, o risco de ataque cardíaco já começa a cair. Após 1 ano de abandono do tabagismo o risco de doença cardíaca diminui em 50%. O AVC (derrame), também é mais frequente nos fumantes. Este risco diminui de forma significativa no decorrer dos anos. O tabagismo é responsável por 90% de mortes por Câncer de pulmão.

Também ocorre comprometimento da fertilidade. Parando de fumar há uma redução de aborto espontâneo, bem como a probabilidade de o bebê nascer saudável. Os bebês de mães fumantes, tem maior possibilidade de apresentar baixo peso ao nascer, asma e pneumonias no decorrer da vida.
O cigarro leva ao envelhecimento precoce. Ao parar com o vício, pode ocorrer o retardamento do envelhecimento facial e aparecimento de rugas. Além de todos os benefícios de parar de fumar mostrados acima, há outros fantásticos. De acordo com a “American Heart Association, pessoas que não fumam, podem viver até 14 anos mais do que fumantes.
Em um mundo onde temos a sensação que o tempo passa mais rápido, os poucos momentos de mal estar advindos do abandono do tabagismo, mais do que valem a pena.

2018-04-06T15:31:58+00:00